SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2As práticas em avaliação psicológica envolvendo disputa de guarda no BrasilEstudo epidêmico dos transtornos mentais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

BAPTISTA, Makilim Nunes; VARGAS, Juliana Furlan  e  BAPTISTA, Adriana Said Daher. Depressão e qualidade de vida em uma amostra brasileira de obesos mórbidos. Aval. psicol. [online]. 2008, vol.7, n.2, pp. 235-247. ISSN 1677-0471.

Estudos sobre obesidade mórbida, variáveis associadas e comorbidades têm sido de grande relevância, devido ao aumento da prevalência na população mundial, geralmente relacionadas à alterações na saúde física, mental e qualidade de vida. Esta pesquisa objetivou verificar a correlação entre depressão, Índice de Massa Corpórea -IMC- e qualidade de vida em uma amostra brasileira de um serviço de cirurgia de obesidade do interior do estado de São Paulo (43 pré-cirúrgico e 39 no pós-cirúrgico), além de levantar dados sócio-econômicos e de risco de obesos mórbidos. Foram utilizados o Questionário de Identificação, Inventário Beck de depressão -BDI e Questionário de Qualidade de Vida - WHOQOL-BREF. Os inventários foram aplicados individualmente no saguão do ambulatório. Os resultados dos 82 participantes apontaram para a correlação negativa entre IMC e qualidade de vida, correlação limítrofe entre IMC e sintomas depressivos e a não existência de correlação entre depressão e qualidade de vida.

Palavras-chave : Obesidade mórbida; Sintomas depressivos; Qualidade de vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License