SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3Rasgos de personalidad y agresión en conductoresInventário de Depressão Infantil (CDI): evidências de validade de constructo e consistência interna índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

ORSATI, Fernanda T. et al. Novas possibilidades na avaliação neuropsicológica dos transtornos invasivos do desenvolvimento: Análise dos movimentos oculares. Aval. psicol. [online]. 2008, vol.7, n.3, pp. 281-290. ISSN 1677-0471.

O presente trabalho teve por objetivo utilizar o rastreamento ocular como parte da avaliação neuropsicológica em crianças e jovens com TID. Foram avaliadas 10 crianças e jovens com diagnóstico clínico de TID, idade média 11,9 (DP=3,22). Todas as crianças foram pareadas por idade e sexo com um grupo controle. Avaliou-se a inteligência com o WISC III e o rastreamento ocular com Tarefa de Sacada Preditiva (SP) e Tarefa de Anti-Sacada (AS). Encontraram-se diferenças significativas para acertos, erros e latência para Tarefa SP; e erros seguidos de acerto para Tarefa AS. Resultados indicam falta de regulação da atenção voluntária, dificuldade em inibir um comportamento e direcioná-lo ao objetivo proposto na tarefa, alteração no planejamento de ação e dificuldade para iniciação de resposta no grupo TID. Todas as alterações encontradas corroboram dados da literatura. Conclui-se que a avaliação dos movimentos oculares contribui para a avaliação neuropsicológica, assim como para intervenções eficazes nos TID.

Palabras clave : Autismo; Movimentos Oculares; Avaliação Neuropsicológica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License