SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3Novas possibilidades na avaliação neuropsicológica dos transtornos invasivos do desenvolvimento: Análise dos movimentos ocularesEstudo de validação do Inventário de Perspectiva de Tempo do Zimbardo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

COUTINHO, Maria da Penha de Lima; CAROLINO, Zulmira Carla Gonçalves  e  MEDEIROS, Emerson Diógenes de. Inventário de Depressão Infantil (CDI): evidências de validade de constructo e consistência interna. Aval. psicol. [online]. 2008, vol.7, n.3, pp. 291-300. ISSN 1677-0471.

A depressão tem sido considerada um dos transtornos emocionais mais prevalentes entre crianças e adolescentes, o que justifica contar com instrumentos válidos e precisos para mensurá-la. Neste estudo objetivou-se adaptar e verificar evidências de validade de construto e consistência interna do Inventário de Depressão Infantil (CDI) para o contexto da cidade de São Luís - MA. Participaram 280 escolares, com idades variando entre 9 e 17 anos (M= 13 anos e DP= 2,47), sendo 53,4% do sexo feminino. Uma análise fatorial propriamente dita Maximum Likelihood - ML foi rodada e os resultados indicaram uma solução unifatorial, representada por 20 itens com cargas fatoriais variando de 0,40 a 0,72 e valor próprio (eigenvalue) de 7,37. A estrutura unifatorial explicou 36,86% da variância total, com índice de consistência interna a = 0,91 (Alfa Cronbach), mostrando que o CDI tem aceitáveis parâmetros psicométricos, sendo adequado para identificar sintomas gerais de depressão.

Palavras-chave : Depressão; Validade; Inventário de Depressão Infantil (CDI).

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License