SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3Inventário de Depressão Infantil (CDI): evidências de validade de constructo e consistência internaInventário de Empatia (I.E.): desenvolvimento e validação de uma medida brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

LEITE, Umbelina do Rego  e  PASQUALI, Luiz. Estudo de validação do Inventário de Perspectiva de Tempo do Zimbardo. Aval. psicol. [online]. 2008, vol.7, n.3, pp. 301-320. ISSN 1677-0471.

Dois estudos, usando amostras brasileiras, foram conduzidos para contribuir para validação do Zimbardo Time Perspective Inventory - ZTPI no Brasil. No estudo 1, 528 universitários, idade média de 19,8 (DP = 1,8), sendo 51,9 % homens, responderam a uma versão traduzida na íntegra do ZTPI. Já, no estudo 2, com 1.047 participantes, idade média de 25,11 (DP = 9,62) anos, sendo 61,8 % mulheres, foi utilizada uma versão do ZTPI adaptada. Foi atestada a estabilidade da estrutura dos construtos medidos pelo ZTPI em cinco subescalas apreciavelmente idênticas nas duas amostras deste estudo e na original, identificando a perspectiva temporal como um construto válido na cultura brasileira. Propõem-se duas versões para o ZTPI, uma na íntegra e outra com adaptações substanciais, podendo estas serem reexaminadas e utilizadas em uma das duas formas em futuras pesquisas. São discutidas as áreas de investigação, aplicação e a conceituação do construto, principalmente, presente e futuro.

Palavras-chave : ZTPI; Perspectiva de tempo; Análise dos componentes principais; Psicometria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License