SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3Inventário de Empatia (I.E.): desenvolvimento e validação de uma medida brasileiraDiferenças relacionadas ao sexo observadas no Cheklist de Relações Interpessoais: revisado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

CARVALHO, Lucas de Francisco; BUENO, José Maurício Haas  e  KEBLERIS, Fernanda. Estudos psicométricos preliminares do Inventário de Ciúme Romântico: ICR. Aval. psicol. [online]. 2008, vol.7, n.3, pp. 335-346. ISSN 1677-0471.

O objetivo deste estudo foi investigar as propriedades psicométricas de um Inventário de Ciúme Romântico. O instrumento foi aplicado a 577 universitários de ambos os sexos que também preencheram um inventário para avaliação dos cinco grandes fatores de personalidade. Uma análise fatorial exploratória, por componentes principais e rotação varimax, revelou uma estrutura primária com seis fatores, relacionados ao ciúme romântico (F1), não-ciúme (F2), não-agressão (F3), desconfiança (F4), investigação (F5) e insegurança (F6), e dois fatores de segunda ordem. A precisão das escalas variou de 0,62 a 0,89 e a maioria apresentou correlação positiva e significativa com o traço de neuroticismo, conforme esperado teoricamente. Concluiu-se que a escala apresenta bons indicadores de validade e fidedignidade, mas precisa ser revista uma vez que alguns fatores ficaram com baixo número de itens, podendo comprometer sua representatividade.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; Psicopatologia; Validade do teste.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License