SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3Estudos psicométricos preliminares do Inventário de Ciúme Romântico: ICRO Teste de Pfister e o transtorno dissociativo de identidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

COUTO, Gleiber; MUNIZ, Monalisa; VANDENBERGHE, Luc  y  VAN HATTUM, Antonius Cornelius. Diferenças relacionadas ao sexo observadas no Cheklist de Relações Interpessoais: revisado. Aval. psicol. [online]. 2008, vol.7, n.3, pp. 347-357. ISSN 1677-0471.

O objetivo do estudo foi verificar diferenças Relacionadas ao sexo nas dimensões do Checklist de Relações Interpessoais - Revisado. Participaram 551 estudantes com idades variando entre 13 e 52, sendo 66% (n=366) do sexo feminino. Foi realizada uma Análise Discriminante utilizando-se o método stepwise para verificar a melhor combinação de escalas capaz de explicar as diferenças nos perfis entre os sexos. Para tanto foi estabelecido como variável dependente o sexo e como variáveis independentes os escores nas escalas. Ao final da análise foi sugerida uma função composta por seis escalas que classificou corretamente 64,4% dos casos, portanto uma discriminação razoável dos grupos na variável dependente. Verificou-se também que a variável que mais contribuiu foi a escala Dominância e a que menos contribuiu foi a escala Confiança. Também existe variação dos escores na função relacionados com a série escolar que, todavia, não apresentou efeito interativo com a variável sexo.

Palabras clave : Relações interpessoais; Personalidade; Gênero; Cloit-r.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License