SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3Diferenças relacionadas ao sexo observadas no Cheklist de Relações Interpessoais: revisadoÍndices educacionais associados à proficiência em língua portuguesa: um estudo multinível índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

FARIA, Marcello de A.. O Teste de Pfister e o transtorno dissociativo de identidade. Aval. psicol. [online]. 2008, vol.7, n.3, pp. 359-370. ISSN 1677-0471.

O Transtorno Dissociativo de Identidade, anteriormente denominado Personalidade Múltipla, é um transtorno mental de difícil diagnóstico, de sintomatologia diversificada e forte comorbidade. Neste estudo de caso objetivamos contribuir com a divulgação deste transtorno e relatar a riqueza da utilização do Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister em casos desta natureza. A amostra foi composta por uma paciente múltipla, que apresentou dez personalidades em atuação no seu psiquismo. Os dados foram analisados segundo os princípios de interpretação do teste tendo sido considerados o modo de colocação dos quadrículos, o processo de execução, as síndromes cromáticas, o aspecto formal, a fórmula cromática, as variações cromáticas e de matizes, as cores por dupla, o tempo de execução, o tempo psíquico de reação, a análise das pirâmides em função dos planos da personalidade e os valores posicionais. Verificaram-se indicadores sintomatológicos e dissociativos significativos caracterizados por amnésia, traumas e emersões espontâneas entre personalidades.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; Pirâmides Coloridas de Pfister; Transtorno dissociativo de identidade; Trauma.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License