SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3O Teste de Pfister e o transtorno dissociativo de identidadeLimite da validade de um instrumento de avaliação docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

LAROS, Jacob Arie  y  MARCIANO, João Luiz. Índices educacionais associados à proficiência em língua portuguesa: um estudo multinível. Aval. psicol. [online]. 2008, vol.7, n.3, pp. 371-389. ISSN 1677-0471.

A identificação de variáveis que influenciam a proficiência em Língua Portuguesa é essencial para a elaboração de intervenções que visam melhorar o desempenho acadêmico dos alunos. Para tanto, os dados de 33.962 alunos da 3ª série de 1.661 escolas de Ensino Médio que fizeram o teste de Língua Portuguesa aplicado pelo SAEB em 2001 foram analisados utilizando análise multinível. Os resultados mostram que, depois do controle das variáveis relacionadas com a composição e seletividade da escola, o efeito escola está variando entre as regiões brasileiras de 0,10 para o Sul a 0,13 para o Norte. Estes valores indicam que mesmo depois da inserção das variáveis de controle, o conjunto de fatores escolares pode explicar entre 10% e 13% da variabilidade total do desempenho em português. As análises permitiram a identificação de três variáveis no nível da escola e dez variáveis no nível do aluno associados ao desempenho em Língua Portuguesa.

Palabras clave : Avaliação educacional; Provas de desempenho; SAEB; Análise de regressão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License