SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3O Teste de Pfister e o transtorno dissociativo de identidadeLimite da validade de um instrumento de avaliação docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

LAROS, Jacob Arie  e  MARCIANO, João Luiz. Índices educacionais associados à proficiência em língua portuguesa: um estudo multinível. Aval. psicol. [online]. 2008, vol.7, n.3, pp. 371-389. ISSN 1677-0471.

A identificação de variáveis que influenciam a proficiência em Língua Portuguesa é essencial para a elaboração de intervenções que visam melhorar o desempenho acadêmico dos alunos. Para tanto, os dados de 33.962 alunos da 3ª série de 1.661 escolas de Ensino Médio que fizeram o teste de Língua Portuguesa aplicado pelo SAEB em 2001 foram analisados utilizando análise multinível. Os resultados mostram que, depois do controle das variáveis relacionadas com a composição e seletividade da escola, o efeito escola está variando entre as regiões brasileiras de 0,10 para o Sul a 0,13 para o Norte. Estes valores indicam que mesmo depois da inserção das variáveis de controle, o conjunto de fatores escolares pode explicar entre 10% e 13% da variabilidade total do desempenho em português. As análises permitiram a identificação de três variáveis no nível da escola e dez variáveis no nível do aluno associados ao desempenho em Língua Portuguesa.

Palavras-chave : Avaliação educacional; Provas de desempenho; SAEB; Análise de regressão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License