SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3Índices educacionais associados à proficiência em língua portuguesa: um estudo multinívelInteresses profissionais: perspectivas teóricas e instrumentos de avaliação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

GOMES, Cristiano Mauro Assis  e  BORGES, Oto. Limite da validade de um instrumento de avaliação docente. Aval. psicol. [online]. 2008, vol.7, n.3, pp. 391-401. ISSN 1677-0471.

Este trabalho descreve e discute as qualidades psicométricas do instrumento de avaliação docente de uma instituição de ensino superior. As médias dos escores atribuídos pelos estudantes aos professores da instituição foram analisadas pelas seguintes técnicas estatísticas: análise fatorial exploratória, método dos eixos principais e análise paralela por permutação. Os resultados indicam que um único fator explica 78,8% da variância comum dos itens, e que o coeficiente alfa de Cronbach é 0,98. Os resultados indicam um único fator explicando 78,8% da variância comum dos itens. O coeficiente alfa de Cronbach encontrado foi 0,98. Tais resultados indicaram um instrumento confiável e unidimensional que acessa a avaliação socialmente compartilhada pelos estudantes concernente ao seu grau de satisfação em relação ao trabalho docente. Como uma das implicações, destacamos a necessidade de elaboração de um instrumento de avaliação docente mais adequado, capaz de identificar uma ampla variedade de ações e comportamentos docentes dando ênfase na percepção delas pelos estudantes e não na avaliação dos docentes.

Palavras-chave : Avaliação docente; Avaliação educacional; Validade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License