SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue3Validity limits of a faculty staff evaluation instrumentGenogramm as a resource in the therapeutic conversational space author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

NUNES, Maiana Farias Oliveira; OKINO, Erika Tiemi Kato; NOCE, Mariana Araújo  and  JARDIM-MARAN, Maria Luisa Casillo. Interesses profissionais: perspectivas teóricas e instrumentos de avaliação. Aval. psicol. [online]. 2008, vol.7, n.3, pp. 403-414. ISSN 1677-0471.

Esse artigo tratou da revisão de modelos teóricos sobre o desenvolvimento dos interesses profissionais, mais especificamente a Teoria Sócio-Cognitiva para o Desenvolvimento de Carreira, a teoria de Holland sobre os tipos profissionais e a perspectiva psicodinâmica. Alguns aspectos dos modelos foram explicados e comparados na tentativa de explicitar as principais diferenças e semelhanças. Foram apresentados os testes psicológicos, baseados nesses três referenciais, que têm sido pesquisados no Brasil. Foi feita uma apresentação dos testes de interesse aprovados, reprovados e em avaliação pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), buscando destacar a situação dos testes disponíveis para uso profissional. Observou-se que apenas dois testes para avaliação dos interesses encontram-se aprovados pelo CFP, sendo eles o Teste de Fotos de Profissões - BBT-Br, nas formas masculina e feminina e a Escala de Aconselhamento Profissional. A relevância da realização de pesquisas que permitam disponibilizar mais instrumentos e que possuam boas qualidades psicométricas foi destacada.

Keywords : Interesses profissionais; Avaliação psicológica; Orientação profissional; Testes psicológicos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License