SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3Limite da validade de um instrumento de avaliação docenteO genograma como recurso no espaço conversacional terapêutico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

NUNES, Maiana Farias Oliveira; OKINO, Erika Tiemi Kato; NOCE, Mariana Araújo  y  JARDIM-MARAN, Maria Luisa Casillo. Interesses profissionais: perspectivas teóricas e instrumentos de avaliação. Aval. psicol. [online]. 2008, vol.7, n.3, pp. 403-414. ISSN 1677-0471.

Esse artigo tratou da revisão de modelos teóricos sobre o desenvolvimento dos interesses profissionais, mais especificamente a Teoria Sócio-Cognitiva para o Desenvolvimento de Carreira, a teoria de Holland sobre os tipos profissionais e a perspectiva psicodinâmica. Alguns aspectos dos modelos foram explicados e comparados na tentativa de explicitar as principais diferenças e semelhanças. Foram apresentados os testes psicológicos, baseados nesses três referenciais, que têm sido pesquisados no Brasil. Foi feita uma apresentação dos testes de interesse aprovados, reprovados e em avaliação pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), buscando destacar a situação dos testes disponíveis para uso profissional. Observou-se que apenas dois testes para avaliação dos interesses encontram-se aprovados pelo CFP, sendo eles o Teste de Fotos de Profissões - BBT-Br, nas formas masculina e feminina e a Escala de Aconselhamento Profissional. A relevância da realização de pesquisas que permitam disponibilizar mais instrumentos e que possuam boas qualidades psicométricas foi destacada.

Palabras clave : Interesses profissionais; Avaliação psicológica; Orientação profissional; Testes psicológicos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License