SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3Interesses profissionais: perspectivas teóricas e instrumentos de avaliaçãoMetodologia observacional para o estudo do brincar na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

KRUGER, Liara Lopes  e  WERLANG, Blanca Susana Guevara. O genograma como recurso no espaço conversacional terapêutico. Aval. psicol. [online]. 2008, vol.7, n.3, pp. 415-426. ISSN 1677-0471.

O genograma, definido como um desenho gráfico da vida em família, é um instrumento de avaliação e intervenção que proporciona uma aproximação com o tecido de transmissão familiar tramado de geração em geração. O genograma, inserido na conversação terapêutica, transcende suas origens funcionalistas, para transformar-se num recurso de compreensão colaborativa. O estudo apresentado relata a construção do genograma, na qual a ênfase na informação é substituída pela busca de oportunidades para re-historiar as experiências vividas por dois grupos familiares que vivenciaram uma crise gerada pela tentativa de suicídio de um dos seus membros. Como resultado deste trabalho, os participantes foram abrindo portas que auxiliaram a tecer novas narrativas de si mesmos e de suas famílias. Assim, o recurso do genograma no espaço conversacional permitiu a co-exploração, clarificação e expansão dos significados que emergem das histórias que as famílias contam e que afetam a dinâmica do relacionamento familiar.

Palavras-chave : História familiar; Tentativa de suicídio; Intervenção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License