SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3O genograma como recurso no espaço conversacional terapêuticoInteligência e maturidade viso-motora: estudo com adolescentes em situação de risco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

CORDAZZO, Sheila Tatiana Duarte et al. Metodologia observacional para o estudo do brincar na escola. Aval. psicol. [online]. 2008, vol.7, n.3, pp. 427-438. ISSN 1677-0471.

Um protocolo de observação, para registrar o comportamento das crianças durante as brincadeiras, é uma ferramenta de trabalho que pode ser utilizada pelos profissionais da saúde e da educação. O objetivo desta pesquisa é apresentar os passos da construção de uma metodologia observacional para coletar dados de crianças brincando no ambiente escolar. Doze crianças de uma turma do terceiro ano do ensino fundamental participaram da pesquisa. Os resultados auxiliaram na construção de uma metodologia observacional que incluiu a elaboração de um protocolo para orientar os procedimentos dos pesquisadores. Os passos para a elaboração do protocolo envolveram aspectos éticos, com termos de consentimento livre e esclarecido e aprovação de comitê de ética, e metodológicos, com elaboração de procedimentos, busca teórica e definição de categorias. As conclusões apontam que a utilização de um adequado protocolo de observação facilita na codificação dos comportamentos observados conduzindo os pesquisadores a uma discussão mais fidedigna dos resultados.

Palavras-chave : Método; Observação; Brincar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License