SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1Psychometrical proprieties analysis of fluid intelligence tests kit author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

MORAIS, Maria de Fátima  and  AZEVEDO, Ivete. Avaliação da criatividade como um contexto delicado: revisão de metodologias e problemáticas. Aval. psicol. [online]. 2009, vol.8, n.1, pp. 1-15. ISSN 1677-0471.

A compreensão e a promoção da criatividade não são possíveis sem a sua avaliação. Neste sentido, pretende-se inicialmente apresentar várias possibilidades avaliadoras de criatividade a partir de uma taxonomia já considerada clássica. Seguidamente, expõem-se e reflectem-se dificuldades e potencialidades que revestem a avaliação da criatividade. Por um lado, características psicométricas, como a fidelidade e validade, evidenciam limitações nos procedimentos e instrumentos usados nesta avaliação; por outro, a natureza do próprio conceito de criatividade necessariamente relativiza estas mesmas criticas. Espera-se assim contribuir para uma abordagem sistemática e reflexiva do que é a avaliação de uma das mais complexas funções cognitivas.

Keywords : Criatividade; Avaliação; Psicometria; Taxonomias.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License