SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Qualidades psicométricas do conjunto de testes de inteligência fluida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

MORAIS, Maria de Fátima  e  AZEVEDO, Ivete. Avaliação da criatividade como um contexto delicado: revisão de metodologias e problemáticas. Aval. psicol. [online]. 2009, vol.8, n.1, pp. 1-15. ISSN 1677-0471.

A compreensão e a promoção da criatividade não são possíveis sem a sua avaliação. Neste sentido, pretende-se inicialmente apresentar várias possibilidades avaliadoras de criatividade a partir de uma taxonomia já considerada clássica. Seguidamente, expõem-se e reflectem-se dificuldades e potencialidades que revestem a avaliação da criatividade. Por um lado, características psicométricas, como a fidelidade e validade, evidenciam limitações nos procedimentos e instrumentos usados nesta avaliação; por outro, a natureza do próprio conceito de criatividade necessariamente relativiza estas mesmas criticas. Espera-se assim contribuir para uma abordagem sistemática e reflexiva do que é a avaliação de uma das mais complexas funções cognitivas.

Palavras-chave : Criatividade; Avaliação; Psicometria; Taxonomias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License