SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Avaliação da criatividade como um contexto delicado: revisão de metodologias e problemáticasValidação dos subtestes verbais da versão de adaptação da WASI índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

GOMES, Cristiano Mauro Assis  y  BORGES, Oto. Qualidades psicométricas do conjunto de testes de inteligência fluida. Aval. psicol. [online]. 2009, vol.8, n.1, pp. 17-32. ISSN 1677-0471.

Este artigo analisa as qualidades psicométricas do Conjunto de Testes de Inteligência Fluida, em termos de sua estrutura fatorial, unidimensionalidade, validade convergente e discriminante. Fizeram parte da pesquisa 558 participantes que cursavam ou concluíram o ensino médio. Foram utilizados procedimentos de análise fatorial exploratória e confirmatória para identificação da estrutura fatorial de cada teste, assim como para análise da validade convergente e validade discriminante. O modelo Rasch foi utilizado para análise da unidimensionalidade de cada teste. Os resultados apontaram que os testes possuem uma estrutura fatorial complexa, embora ela possa ser considerada uma estrutura unidimensional. Os índices de ajuste dos modelos fatoriais foram adequados aos dados, e os testes apresentaram boa distribuição quanto à dificuldade dos itens. Quanto à validade convergente e validade discriminante, os testes convergem para mensurar a Inteligência Fluida e divergem na mensuração de uma habilidade cognitiva contrastante, a Fluência, utilizada neste estudo como uma habilidade contrastante.

Palabras clave : Validade do teste; Psicometria; Medidas de inteligência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License