SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1Validation of the verbal subtests from WASI adapted versionCross-cultural adaptation of NEPSY - a developmental neuropsychological assessment battery: pilot study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

REZENDE, Luciene Luiza  and  PASQUALI, Luiz. Teste de Memória de Relatos: elaboração de instrumento para seleção de policiais. Aval. psicol. [online]. 2009, vol.8, n.1, pp. 43-57. ISSN 1677-0471.

Considerando o contexto policial, construiu-se um teste psicológico composto de 32 itens para medir memória de relatos. As bases teóricas que embasaram a construção do teste foram o Paradigma do Falso Testemunho, teoria estudada no contexto criminológico, e a literatura sobre Representações Baseadas no Significado. O teste é composto do relato de uma história, seguido de uma avaliação do tipo reconhecimento. Os itens foram submetidos à análise de juízes, avaliação semântica, e em seguida foram aplicados a 319 sujeitos. Após a análise estrutural dos dados coletados, encontraram-se dois componentes: memória e inferência (KMO: 0,81 e alfas de Cronbach: 0,83 e 0,66, respectivamente). Realizou-se uma análise de regressão utilizando o método enter para cada um dos componentes, levando-se em conta os dados das variáveis demográficas e de autopercepção coletados. Os resultados mostram uma correlação negativa significativa entre os componentes do teste e a variável autopercepção geral da memória.

Keywords : Teste psicológico; Memória; Inferência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License