SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Teste de Memória de Relatos: elaboração de instrumento para seleção de policiaisEscala de culpabilidade: construção e validação de construto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

ARGOLLO, Nayara et al. Adaptação transcultural da Bateria NEPSY - avaliação neuropsicológica do desenvolvimento: estudo-piloto. Aval. psicol. [online]. 2009, vol.8, n.1, pp. 59-75. ISSN 1677-0471.

O NEPSY é uma bateria neuropsicológica de 27 subtestes para crianças de 3 a 12 anos de idade. Este estudo é a primeira etapa de adaptação do NEPSY para crianças brasileiras e teve como objetivo descrever o desempenho de uma amostra de crianças submetidas à versão traduzida e adaptada do NEPSY e compará-la com a americana. Foi traduzido por back-translation e adaptado com equipe de especialistas, então aplicado em 100 crianças. Nos resultados observou-se que a amostra brasileira manteve-se dentro da variação da média e um desvio-padrão (100 + 15), sendo o menor escore no Domínio Sensório-Motor (88,05 + 14,89) e o maior no Domínio Viso-espacial (102,25+19,39). Observaram-se diferenças estatisticamente significantes das faixas de 3-4 anos entre si e entre todas as outras idades. Conclusão: A versão adaptada e traduzida do NEPSY mostrou-se adequada, conseguindo discriminar o desempenho das crianças em diferentes faixas de idade, sócio-econômica e escolaridade dos pais.

Palavras-chave : Crianças; Testes neuropsicológicos; Cognição; NEPSY.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License