SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Adaptação transcultural da Bateria NEPSY - avaliação neuropsicológica do desenvolvimento: estudo-pilotoEscala de Desejabilidade Social de Marlowe-Crowne: evidências de sua validade fatorial e consistência interna índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

AQUINO, Thiago Antônio Avellar de  e  MEDEIROS, Bruno. Escala de culpabilidade: construção e validação de construto. Aval. psicol. [online]. 2009, vol.8, n.1, pp. 77-86. ISSN 1677-0471.

O objetivo do presente estudo foi construir e validar uma escala de culpabilidade. Para a confecção dos itens foi considerada a literatura pertinente. A escala foi aplicada em 241 estudantes universitários. A análise fatorial dos componentes principais mostrou KMO de 0,77. A análise fatorial dos eixos principais com rotação varimax indicou a existência de três fatores que juntos explicaram 57,6% da variância. O primeiro fator, denominado de culpa subjetiva (4 itens, a = 0,78), englobou aspectos como pensamentos e sentimentos de culpa. O segundo (4 itens, a = 0,75) foi nomeado de culpa objetiva e envolveu aspectos como arrependimento e remorso. O terceiro, culpa temporal (5 itens, a = 0,68), reuniu itens relacionados à culpa e à temporalidade. Destaca-se a relevância de estudos empíricos nesta área tendo em vista a escassez de estudos sobre a culpa. Recomenda-se que o instrumento seja aplicado em novas amostras.

Palavras-chave : Escalas; Validade; Culpa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License