SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1Marlowe-Crowne Social Desirability Scale: evidences of its factorial validity and reliabilityApplication of the personality scales EFS and EFEx withim the organizational context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

NUNES, Carlos Henrique S.; HUTZ, Claudio S.  and  GIACOMONI, Claudia H.. Associação entre bem estar subjetivo e personalidade no modelo dos cinco grandes fatores. Aval. psicol. [online]. 2009, vol.8, n.1, pp. 99-108. ISSN 1677-0471.

O objetivo do estudo foi investigar as relações entre Bem-Estar Subjetivo (BES) e os fatores Extroversão, Socialização e Neuroticismo definidos no modelo dos Cinco Grandes Fatores. BES é uma importante variável psicológica que se refere à forma como as pessoas julgam as suas vidas. Existem modelos explicativos concorrentes para BES, mas as principais propostas defendem que personalidade é um elemento central para a determinação dessa variável. A amostra foi composta por 357 estudantes universitários de ambos os sexos. Os resultados indicaram associações de BES com Extroversão, Neuroticismo e Socialização, que corroboram os principais achados na literatura internacional. As maiores correlações com BES foram encontradas para as facetas de Neuroticismo. Os resultados encontrados reforçam a hipótese de que a estrutura da personalidade é um elemento central para BES e detalham as associações de seus componentes com as facetas das escalas brasileiras para a avaliação dos fatores de personalidade englobados no estudo.

Keywords : Bem-estar subjetivo; Cinco grandes fatores da personalidade; Extroversão; Socialização; Neuroticismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License