SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Escala de Desejabilidade Social de Marlowe-Crowne: evidências de sua validade fatorial e consistência internaAplicação das escalas de personalidade EFS e EFEx no contexto organizacional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

NUNES, Carlos Henrique S.; HUTZ, Claudio S.  y  GIACOMONI, Claudia H.. Associação entre bem estar subjetivo e personalidade no modelo dos cinco grandes fatores. Aval. psicol. [online]. 2009, vol.8, n.1, pp. 99-108. ISSN 1677-0471.

O objetivo do estudo foi investigar as relações entre Bem-Estar Subjetivo (BES) e os fatores Extroversão, Socialização e Neuroticismo definidos no modelo dos Cinco Grandes Fatores. BES é uma importante variável psicológica que se refere à forma como as pessoas julgam as suas vidas. Existem modelos explicativos concorrentes para BES, mas as principais propostas defendem que personalidade é um elemento central para a determinação dessa variável. A amostra foi composta por 357 estudantes universitários de ambos os sexos. Os resultados indicaram associações de BES com Extroversão, Neuroticismo e Socialização, que corroboram os principais achados na literatura internacional. As maiores correlações com BES foram encontradas para as facetas de Neuroticismo. Os resultados encontrados reforçam a hipótese de que a estrutura da personalidade é um elemento central para BES e detalham as associações de seus componentes com as facetas das escalas brasileiras para a avaliação dos fatores de personalidade englobados no estudo.

Palabras clave : Bem-estar subjetivo; Cinco grandes fatores da personalidade; Extroversão; Socialização; Neuroticismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License