SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Associação entre bem estar subjetivo e personalidade no modelo dos cinco grandes fatoresPropriedades psicométricas de uma escala de percepção de alunos sobre as expectativas do professor índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

RABELO, Ivan Sant' Ana et al. Aplicação das escalas de personalidade EFS e EFEx no contexto organizacional. Aval. psicol. [online]. 2009, vol.8, n.1, pp. 109-117. ISSN 1677-0471.

Este artigo teve como objetivo investigar os aspectos da personalidade denominados extroversão e socialização, em profissionais no contexto organizacional, além de explorar possíveis diferenças entre as variáveis sexo, idade e cargos exercidos. A amostra foi composta por 68 participantes, sendo 45,6% do sexo feminino e 54,4% do sexo masculino, com idades entre 16 e 62 anos. Aplicou-se a Escala Fatorial de Extroversão (EFEx) e a Escala Fatorial de Socialização (EFS). Foi obtido nos dois instrumentos, um bom índice de precisão (a=0,87) e observou-se correlação positiva de 0,47 entre o fator Amabilidade (EFS) com o fator Interações Sociais (EFEx). Por outro lado o Fator Pró-sociabilidade (EFS) obteve correlação negativa de -0,52 com o fator Altivez (EFEx), ambas correlações estatisticamente significantes (p<0,01). As escalas demonstraram avaliar construtos relacionados, entretanto, novos estudos são necessários a fim de verificar as particularidades desses instrumentos para o contexto organizacional.

Palabras clave : Escalas de Personalidade; Avaliação Psicológica; Psicologia Organizacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License