SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Aplicação das escalas de personalidade EFS e EFEx no contexto organizacionalRevista Avaliação Psicológica: um estudo da produção científica de 2002 a 2007 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

MARTINELLI, Selma de Cássia; SCHIAVONI, Andreza  e  BARTHOLOMEU, Daniel. Propriedades psicométricas de uma escala de percepção de alunos sobre as expectativas do professor. Aval. psicol. [online]. 2009, vol.8, n.1, pp. 119-129. ISSN 1677-0471.

Este artigo descreve uma medida de avaliação da percepção de alunos sobre as expectativas do professor a seu respeito, visando identificar aspectos da relação professor-aluno. Participaram da pesquisa 353 estudantes de ambos os sexos, de cidades do interior do estado de São Paulo, com idades entre 8 e 11 anos. A percepção dos participantes foi obtida por meio de uma escala contendo vinte afirmações, onze positivas, que indicam boa percepção do aluno, e nove que indicam uma percepção negativa. A análise de componentes principais e rotação varimax evidenciou a existência de dois fatores, um referente à percepção negativa das expectativas do professor e outro à percepção positiva, que explicaram 38% de variância. Os coeficientes Alfa de Cronbach forneceram índices de 0,77 para ambos os fatores. Os coeficientes de correlação item-total foram todos superiores a 0,30. A escala apresentou uma boa precisão e validade, mostrando-se adequada para pesquisas escolares.

Palavras-chave : Interação professor-aluno; Escalas; Validade estatística.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License