SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Propriedades psicométricas de uma escala de percepção de alunos sobre as expectativas do professor índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

SUEHIRO, Adriana Cristina Boulhoça  y  RUEDA, Fabián Javier Marín. Revista Avaliação Psicológica: um estudo da produção científica de 2002 a 2007. Aval. psicol. [online]. 2009, vol.8, n.1, pp. 131-139. ISSN 1677-0471.

O presente estudo investigou a produção científica da revista Avaliação Psicológica, entre os anos de 2002 e 2007. Foram focalizados 12 números, dos quais 100 artigos foram analisados com base nos seguintes critérios: quantidade de artigos publicados por número da revista, distribuição da produção por origem, natureza da autoria, gênero dos autores, tipo de trabalho, tipo de material utilizado nas pesquisas de campo e referências empregadas na fundamentação dos artigos. Os dados evidenciaram um aumento das publicações nos últimos dois anos, sendo 2007 o ano com maior número de artigos. Observou-se que o relato de pesquisa foi a forma mais utilizada e que o sudeste foi a região que mais publicou nesse período. Houve ainda a predominância da autoria múltipla e feminina, além de pesquisas que empregaram testes ou escalas. Quanto às referências utilizadas, a maioria dos trabalhos se fundamentou preponderantemente em artigos de periódicos científicos, tal como esperado.

Palabras clave : Produção científica; Psicologia; Periódicos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License