SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Analises confirmatória da Escala de Atitudes para o Perdão: EFI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

ALMEIDA, Leonor  e  TAVARES, Patrícia. Valores de vida em estudantes universitários de cursos tecnológicos e de humanidades. Aval. psicol. [online]. 2009, vol.8, n.2, pp. 153-168. ISSN 1677-0471.

Pretendeu-se com este estudo caracterizar o sistema de valores de um grupo de estudantes universitários e fazer o estudo das diferenças entre grupos com base nas variáveis: área de formação (Área de Humanidades vs. Área das Tecnologias), género, localização geográfica (Lisboa vs. Interior) e tipo de ensino (público vs. privado). Para operacionalizar a variável valores foi utilizado o Inventário dos Valores de Vida. Este estudo contou com uma amostra de 271 estudantes universitários. Foram encontradas diferenças significativas entre grupos ao nível dos valores, para todas as variáveis com excepção da variável localização geográfica. Foi, também, realizado o estudo psicométrico do instrumento na amostra em estudo. A análise factorial permitiu identificar 11 factores que explicam 63% da variância total. Os resultados obtidos ao nível da consistência interna do instrumento revelaram-se dentro de níveis aceitáveis. Os resultados encontrados revestem-se de relevância para a discussão dentro desta área temática.

Palavras-chave : Valores; LVI; Estudantes universitários; Desenvolvimento profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License