SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Valores de vida em estudantes universitários de cursos tecnológicos e de humanidadesAdaptação e validação da Escala de Bem-estar Espiritual (EBE): Adaptation and validation of Spiritual Well-Being Scale (SWS) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

RIQUE NETO, Júlio; CAMINO, Cleonice P. S.; SANTOS, Walberto S.  e  GOUVEIA, Valdiney V.. Analises confirmatória da Escala de Atitudes para o Perdão: EFI. Aval. psicol. [online]. 2009, vol.8, n.2, pp. 169-178. ISSN 1677-0471.

Este estudo efetuou múltiplas analises confirmatórias para verificar a estrutura fatorial da escala de Atitudes para o Perdão - The Enright Forgiveness Inventory - EFI. Foi utilizada uma amostra de 271 adolescentes, de ambos os sexos, com idade média de 15 anos, residentes na cidade de João Pessoa-PB. Seguindo a teoria de Robert D. Enright sobre o perdão interpessoal, as análises fatoriais confirmatórias testaram três modelos de atitudes para o perdão. Os resultados mostraram que o modelo que considerou o perdão constituído por seis fatores de primeira ordem foi o que melhor se ajustou aos dados. Embora os resultados confirmem as expectativas teóricas sobre o perdão interpessoal, os resultados empíricos levantaram discussões em relação a teoria e a respeito do perdão na prática de pesquisa e na clínica terapêutica.

Palavras-chave : Perdão; Avaliação Psicológica; Atitudes; EFI.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License