SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Adaptação e validação da Escala de Bem-estar Espiritual (EBE): Adaptation and validation of Spiritual Well-Being Scale (SWS)Construção de escalas de diferencial semântico: medida de avaliação de sons no interior de aeronaves índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

VEIGA, Heila Magali da Silva; PASQUALI, Luiz  e  SILVA, Narla Ismail Akel. Questionário do Comportamento do Motorista - QCM: adaptação e validaçÃo para a realidade brasileira. Aval. psicol. [online]. 2009, vol.8, n.2, pp. 187-196. ISSN 1677-0471.

O objetivo do presente estudo foi realizar uma adaptação do DBQ (Driver Behavior Questionnarie) para o Brasil, e verificar se a estrutura fatorial do estudo original se confirmava. O questionário composto de 67 itens, nomeado Questionário do Comportamento do Motorista (QCM) foi aplicado a uma amostra não probabilística de 504 motoristas do Distrito Federal, sendo 154 homens e 348 mulheres, com idade média de 23 anos, portadores da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A análise fatorial mostrou a existência de três fatores, mantendo-se a estrutura fatorial do estudo original, sendo o primeiro denominado de erros (13 itens, alfa=0,80), os fatores lapsos e violações com 13 itens cada (alfa=0,79). O instrumento final ficou composto por 39 itens e explicou 26,8% da variância total. Destaca-se a relevância social deste estudo, pois o mesmo fornece dados que podem auxiliar os profissionais e psicólogos do trânsito, na obtenção de ferramentas voltadas para a área do planejamento e da educação para o trânsito.

Palavras-chave : Validação; Questionário do Comportamento do Motorista; Erros; Lapsos e Violações.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License