SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Questionário do Comportamento do Motorista - QCM: adaptação e validaçÃo para a realidade brasileiraCorrelações entre a EFN - Escala Fatorial de Neuroticismo e o IFP - Inventário Fatorial de Personalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

ANDRADE, Alexsandro Luiz De; CRUZ, Roberto Moraes; PAUL, Stephan  e  BITENCOURT, Raquel Fava de. Construção de escalas de diferencial semântico: medida de avaliação de sons no interior de aeronaves. Aval. psicol. [online]. 2009, vol.8, n.2, pp. 197-208. ISSN 1677-0471.

Este estudo relata a construção de uma medida psicométrica, baseada na técnica do diferencial semântico, para avaliação de propriedades acústicas no interior de aeronaves. Dois estudos compuseram o trabalho: um primeiro estudo da semântica de descritores, e um segundo de construção da medida. Participaram da pesquisa 590 pessoas; o primeiro estudo contou com 298 participantes, sendo 175 do sexo masculino (58,7%). A média de idade foi 23,2 anos (DP = 5,2 anos). No segundo estudo participaram 292 pessoas, 172 do sexo masculino (58,9%); a média de idade foi de 24,2 anos (DP = 6,6 anos). Os resultados do primeiro estudo constituíram uma lista de descritores aptos para caracterização de fenômenos acústicos no interior de aeronaves. O segundo estudo, após análise fatorial, cálculo do coeficiente de confiabilidade alfa de Cronbach e MANOVA, apresentou parâmetros de validade e confiabilidade satisfatórios. A escala final mensurou quatro fatores: Avaliação, Adequação, Estabilidade e Intensidade.

Palavras-chave : Psicometria; Diferencial semântico; Aviação; Psicoacústica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License