SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Construction of semantic differential scales: a measure for the evaluation of aircraft interior soundStudy of the relation between emotional intelligence and stress at workplace author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

TRENTINI, Clarissa Marceli et al. Correlações entre a EFN - Escala Fatorial de Neuroticismo e o IFP - Inventário Fatorial de Personalidade. Aval. psicol. [online]. 2009, vol.8, n.2, pp. 209-217. ISSN 1677-0471.

O objetivo deste estudo foi investigar as correlações entre os fatores da Escala Fatorial de Neuroticismo e do Inventário Fatorial de Personalidade. Influências das variáveis idade e sexo também foram investigadas. Participaram do estudo 72 pessoas (36 homens e 36 mulheres), com idades que variaram de 18 a 59 anos. Os instrumentos utilizados foram a EFN e o IFP. Os resultados indicaram que 11 dos 14 fatores do IFP considerados neste estudo apresentaram correlações significativas com pelo menos um dos fatores da EFN (variando entre 0,25 e 0,61, positivas ou negativas). Tais dados sugerem que, embora exista uma relação entre as dimensões do IFP e as facetas do Neuroticismo, estas variáveis não se sobrepõem substancialmente.

Keywords : Avaliação Psicológica; Personalidade; Cinco Grandes Fatores; Neuroticismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License