SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Construção de escalas de diferencial semântico: medida de avaliação de sons no interior de aeronavesEstudo da relação entre inteligência emocional e estresse em ambientes de trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

TRENTINI, Clarissa Marceli et al. Correlações entre a EFN - Escala Fatorial de Neuroticismo e o IFP - Inventário Fatorial de Personalidade. Aval. psicol. [online]. 2009, vol.8, n.2, pp. 209-217. ISSN 1677-0471.

O objetivo deste estudo foi investigar as correlações entre os fatores da Escala Fatorial de Neuroticismo e do Inventário Fatorial de Personalidade. Influências das variáveis idade e sexo também foram investigadas. Participaram do estudo 72 pessoas (36 homens e 36 mulheres), com idades que variaram de 18 a 59 anos. Os instrumentos utilizados foram a EFN e o IFP. Os resultados indicaram que 11 dos 14 fatores do IFP considerados neste estudo apresentaram correlações significativas com pelo menos um dos fatores da EFN (variando entre 0,25 e 0,61, positivas ou negativas). Tais dados sugerem que, embora exista uma relação entre as dimensões do IFP e as facetas do Neuroticismo, estas variáveis não se sobrepõem substancialmente.

Palavras-chave : Avaliação Psicológica; Personalidade; Cinco Grandes Fatores; Neuroticismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License