SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Correlações entre a EFN - Escala Fatorial de Neuroticismo e o IFP - Inventário Fatorial de PersonalidadeEstudo correlacional entre neuroimagem e a técnica de Rorschach em crianças com síndrome de Tourette índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

MIGUEL, Fabiano Koich  e  NORONHA, Ana Paula Porto. Estudo da relação entre inteligência emocional e estresse em ambientes de trabalho. Aval. psicol. [online]. 2009, vol.8, n.2, pp. 219-228. ISSN 1677-0471.

A presente pesquisa teve como objetivo estudar a relação entre inteligência emocional e estresse no ambiente de trabalho. Participaram da pesquisa 108 pessoas, sendo 80 do sexo feminino, com idades variando de 21 a 67 anos, oriundos de dois ambientes de trabalho distintos, quais sejam, um órgão público estadual e um hospital público municipal. As correlações encontradas foram diferentes de acordo com o ambiente de trabalho. No órgão público, apenas uma correlação negativa baixa foi encontrada entre gerenciamento emocional e estresse. No hospital, foram encontradas correlações positivas entre compreensão das emoções e estresse. Esses dados sugeriram que outros fatores podem estar influindo na relação entre inteligência emocional e estresse, dependendo do local de trabalho.

Palavras-chave : Inteligência emocional; Estresse; MSCEIT; ISSL; EVENT.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License