SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Estudo da relação entre inteligência emocional e estresse em ambientes de trabalhoEvidências de validade do Teste do Desenho da Figura Humana para o contexto da surdez índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

BASTOS, André Goettems  e  VAZ, Cícero Emídio. Estudo correlacional entre neuroimagem e a técnica de Rorschach em crianças com síndrome de Tourette. Aval. psicol. [online]. 2009, vol.8, n.2, pp. 229-244. ISSN 1677-0471.

A pesquisa foca a Síndrome de Tourette (ST), tendo como instrumentos o Rorschach e a Cintilografia com objetivo de comparação e correlação entre os resultados dos instrumentos. A amostra teve 8 crianças com diagnóstico de ST (Gr1); o estudo contou com Gr2 (controle). Foi utilizado como método de comparação de diferença o t-Test, com nível de < 0,05. Nos resultados, confirmaram-se as hipóteses de maior índice indicador de liberação dos impulsos e das reações emocionais, de ansiedade, de carência afetiva e de necessidade de contato humano no Gr1. O estudo correlacional entre alterações neurofuncionais e os dados do Rorschach indicou correlações significativas (< 0,01) entre confusão de pensamento, tendência à fuga da realidade, capacidade de adaptação e bloqueio mental (Rorschach), e variáveis da neuroimagem. Estes achados parecem demonstrar que existem diferenças significativas de personalidade entre as crianças portadoras de ST e crianças não-portadoras, sendo possível realizar estudos de associação e correlação entre instrumentos psicológicos e médicos.

Palavras-chave : Tourette; Rorschach; Neuroimagem; Neuropsicologia; Psicopatologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License