SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Estudo correlacional entre neuroimagem e a técnica de Rorschach em crianças com síndrome de TouretteContribuições do WISC-III para a compreensão do perfil cognitivo de crianças com altas habilidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

CARDOSO, Lucila Moraes  e  CAPITAO, Cláudio Garcia. Evidências de validade do Teste do Desenho da Figura Humana para o contexto da surdez. Aval. psicol. [online]. 2009, vol.8, n.2, pp. 245-254. ISSN 1677-0471.

O Desenho da Figura Humana (DFH) é um instrumento utilizado para avaliar crianças que não conseguem verbalizar seus pensamentos e sentimentos devido a questões emocionais ou orgânicas, tais como os surdos. O objetivo deste estudo foi verificar evidências de validade do DFH para crianças surdas. Cento e dezoito crianças participaram desta pesquisa, sendo 37 ouvintes e 81 surdas. Dentre os surdos, 31 oralizados, 29 bilíngues e 21 de comunicação total. Não foram observadas diferenças significativas na comparação de média dos indicadores do DFH entre surdos e ouvintes. Contudo, quando comparado os grupos de surdos, os indicadores emocionais de transparência, braços colados ao corpo, nuvens e três ou mais figuras espontaneamente desenhadas, bem como a soma de todos os indicadores foram significativamente diferentes. Estes resultados demonstram que existem evidencias de validade do DFH para o uso com crianças surdas.

Palavras-chave : Desenho da Figura Humana; Avaliação Psicológica; Surdez.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License