SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Contribuições do WISC-III para a compreensão do perfil cognitivo de crianças com altas habilidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

PADOVANI, Ricardo da Costa; SCHELINI, Patrícia Waltz  e  WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Inventário de Resolução de Problemas Sociais - Revisado: evidências de validade e precisão. Aval. psicol. [online]. 2009, vol.8, n.2, pp. 267-276. ISSN 1677-0471.

O presente estudo buscou investigar evidências de validade de critério e precisão do Inventário de Resolução de Problemas Sociais-Revisado: Forma Abreviada (SPSI-R:FA) entre adolescentes infratores (n=38) e não-infratores (n=38), considerando o uso no contexto brasileiro. A pesquisa foi realizada em dois locais distintos: em uma instituição destinada ao atendimento de adolescentes em conflito com a lei e em uma escola estadual. O instrumento utilizado foi o Inventário de Resolução de Problemas Sociais - Revisado: Forma Abreviada (SPSI-R:FA). Os resultados mostraram que o instrumento foi capaz de discriminar populações de infratores e não infratores. O desenvolvimento de instrumentos específicos para essa população se mostra relevante uma vez que o número de pesquisas voltadas à intervenção e mensuração do ato infracional, apesar dos esforços de estudiosos, ainda é reduzido no Brasil.

Palavras-chave : Parâmetros psicométricos; Instrumento psicológico; Adolescente infrator; Resolução de problemas sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License