SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3Edad e inteligencia: ¿variables relacionadas?Orientação voluntária e automática da atenção e indicadores de desatenção e hiperatividade em adultos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

CHIODI, Marcelo Gulini  e  WECHSLER, Solange Muglia. Escala de Inteligência WISC-III e Bateria de habilidades Cognitivas Woodcock Johnson-III: comparação de instrumentos. Aval. psicol. [online]. 2009, vol.8, n.3, pp. 313-324. ISSN 1677-0471.

O objetivo deste trabalho foi verificar a validade convergente da Bateria de Habilidades Cognitivas Woodcock Johnson-III, comparando-a com a Escala Wechsler de Inteligência para Crianças - WISC- III. A amostra foi composta por 30 estudantes de escola pública do Ensino Fundamental e Médio, sendo 15 homens e 15 mulheres com idades entre 13 e 15 anos. Os resultados obtidos nos testes foram analisados segundo a correlação de Pearson e Análise de Variância entre sexo e idade para cada instrumento. Foram encontradas correlações significativas entre as pontuações totais da WJ-III e as pontuações totais na WISC-III de (0,86), assim como, entre a WJ-III com a WISC-III escala execução (0,76) e com a escala verbal (0,84). Houve diferença significativa para a variável Idade e Sexo x Idade no teste WISC-III, e no instrumento WJ-III houve diferenças de Sexo x Idade somente para o subteste Vocabulário. Tais dados indicam que a Bateria WJ-III possui validade convergente com a WISC-III, podendo enriquecer ainda mais as possibilidades de instrumentos para avaliação intelectual.

Palavras-chave : Avaliação cognitiva; Inteligência; Woodcock-Johnson; WISC-III; Validade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License