SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3Escala de Inteligência WISC-III e Bateria de habilidades Cognitivas Woodcock Johnson-III: comparação de instrumentosPsicopatia: o construto e sua avaliação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

ARAUJO, Ricardo Rafael de  e  CARREIRO, Luiz Renato Rodrigues. Orientação voluntária e automática da atenção e indicadores de desatenção e hiperatividade em adultos. Aval. psicol. [online]. 2009, vol.8, n.3, pp. 325-336. ISSN 1677-0471.

A atenção visual é compreendida como um processamento neural necessário para selecionar informações relevantes. Na orientação automática, um estímulo inesperado atrai a atenção independentemente da vontade, já na voluntária é o sujeito que a direciona ao estímulo de interesse. Este trabalho teve como objetivo caracterizar os sinais desatenção e hiperatividade e correlacioná-los com o processo de orientação espacial da atenção por meio de tarefas de orientação voluntária e automática. Participaram deste estudo 43 adultos com indicativos de desatenção e hiperatividade, divididos em 3 grupos, segundo o Adult self-report scale (ASRS), em tarefas de tempo de reação (TR) com orientação voluntária e automática. Os resultados mostram que o grupo com mais indicativos apresentou TR significativamente maiores em ambos os testes, além de mais erros. Assim, foram observadas diferenças quanto aos tipos de orientação da atenção, TR, número de erros e indicadores de desatenção e hiperatividade.

Palavras-chave : Atenção; TDAH; Tempo de reação; Atenção seletiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License