SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3Validação de um instrumento de perfil pessoal nas organizaçõesEquipes de trabalho: fundamentos teóricos e metodológicos da mensuração de seus atributos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

KAMIA, Meiry  y  PORTO, Juliana B.. Desenvolvimento e validação da Escala de Comportamento Proativo nas Organizações - ECPO. Aval. psicol. [online]. 2009, vol.8, n.3, pp. 359-367. ISSN 1677-0471.

Pesquisas sobre proatividade ganharam força nos últimos quinze anos em função do aumento da competitividade e complexidade da economia global. Comportamento proativo é um conjunto de comportamentos em que o trabalhador busca espontaneamente por mudanças no seu ambiente de trabalho, solucionando e antecipando-se aos problemas, visando metas que beneficiam a organização. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e validar um instrumento de medida de Comportamento Proativo nas Organizações. Para a validação, a escala desenvolvida a partir de entrevistas e do levantamento de instrumentos anteriores foi aplicada em 346 funcionários de diversas organizações. Os resultados da análise fatorial exploratória apontaram para um fator com Alpha de Cronbach de 0,95. Os resultados das ANOVAs e testes t apontaram para diferenças significativas entre ocupantes de cargos de chefia e demais funcionários, bem como entre empresários e outras categorias profissionais. Conclui-se que os testes iniciais apontam para a validade da escala.

Palabras clave : Iniciativa; Comportamento proativo; Validade do teste.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License