SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3Desenvolvimento e validação da Escala de Comportamento Proativo nas Organizações - ECPOPrevalência de depressão e ansiedade em detentos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

PUENTE-PALACIOS, Katia  y  BORBA, Ana Cristina Portmann. Equipes de trabalho: fundamentos teóricos e metodológicos da mensuração de seus atributos. Aval. psicol. [online]. 2009, vol.8, n.3, pp. 369-379. ISSN 1677-0471.

As equipes de trabalho constituem unidades de desempenho cada vez mais utilizadas no âmbito organizacional. Entretanto, o conhecimento científico que explica a natureza do seu funcionamento ainda é escasso e não tem apresentado resultados conclusivos. Esse descompasso está acompanhado da falta de medidas adequadas ao nível das equipes, que contemplem a especificidade dessas células de trabalho. Tendo em vista esse cenário, o objetivo do presente ensaio é apresentar as peculiaridades que devem ser observadas ao se desenvolver instrumentos para mensurar certos atributos relativos às equipes. Com a finalidade de ilustrar a construção dessas medidas, toma-se como exemplo a medida de potência, considerada um dos atributos mais característicos para a análise pretendida em decorrência das suas propriedades teóricas. Ao fazer esta apresentação serão descritas as especificidades teóricas e metodológicas que caracterizam esses instrumentos. A partir disso, espera-se contribuir com o avanço do conhecimento relativo às medidas desenvolvidas com o objetivo de mensurar atributos das equipes, as quais possuem uma natureza e diferenciada daquela observada em medidas do nível individual.

Palabras clave : Equipes de trabalho; Mensuração em equipes; Medida de potência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License