SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue3Work teams: methodological and theoretical foundations of attribute measurementDimensions of the construct entusiasm perceived in university teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

ARAUJO, Fábio Alves Ferreira Maia de; NAKANO, Tatiana de Cássia  and  GOUVEIA, Maria Lígia de Aquino. Prevalência de depressão e ansiedade em detentos. Aval. psicol. [online]. 2009, vol.8, n.3, pp. 381-390. ISSN 1677-0471.

A pesquisa tem o objetivo de investigar sintomas de depressão e ansiedade em dois grupos de presidiários (30 recém chegados ao presídio e 30 antigos). Utilizou-se um instrumento sócio-demográfico e duas escalas Beck de depressão e ansiedade para a coleta dos dados. Os resultados mostraram que os detentos dos dois grupos apresentaram, em sua maioria, níveis mínimos de depressão e ansiedade, com maior presença de indicadores nos novatos. A diferença de médias em relação à depressão foi significativa entre os grupos, o que não ocorreu em relação à ansiedade. Uma relação positiva e significativa (r=0,583, p<0,0001) foi encontrada entre os níveis de depressão e ansiedade, indicando relação entre as duas sintomatologias. Conclui-se que, tanto sintomas de depressão quanto de ansiedade, embora considerados transtornos comuns na população, não apresentaram alta prevalência na população carcerária estudada, indicando que sua ocorrência não parece estar relacionada ao meio, mas sim às percepções do indivíduo.

Keywords : Depressão; Ansiedade; Detentos; Beck.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License