SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3Prevalência de depressão e ansiedade em detentosQuestionário de Relacionamento Central 6.0 - CRQ 6.0: estudo exploratório de validade com mulheres vítimas de violência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

RODRIGUES JR., José Florêncio; PASQUALI, Luiz  e  MOURA, Cristiane Faiad de. Dimensões do construto entusiasmo como percebido em professores universitários. Aval. psicol. [online]. 2009, vol.8, n.3, pp. 391-403. ISSN 1677-0471.

O presente estudo intenta examinar o construto entusiasmo, tal como evidenciado por docentes universitários. Partindo de uma abordagem ex post facto, o estudo baseou-se num questionário constituído de cinco itens centrados em dados demográficos do aluno respondente, dados sobre sexo e indicação nominal do professor identificado como entusiasmado e 24 proposições associadas a escalas Likert representando percepções sobre o professor entusiasmado. A Escala de Avaliação do Professor Entusiasmado (EAPE) foi administrada a 457 estudantes do penúltimo e último semestres de seis cursos de dez instituições de ensino superior representando as regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Os dados obtidos foram submetidos à análise fatorial, utilizando a técnica dos Componentes Principais - PC. Seis componentes de primeira ordem e três de segunda ordem emergiram do processo, que foram submetidos à rotação Varimax. Ao Componente 1 de segunda ordem, Sábio e Respeitoso, agregaram-se três de primeira ordem: Perito, Atento e Atencioso. O Componente 2 de segunda ordem, Ranzinza, teve dois componentes de primeira ordem agregados a si: Sisudo e Introvertido. Finalmente, o Componente 3 de segunda ordem, Relaxado, teve um componente de primeira ordem a ele associado: Relapso. Após a interpretação dos dados os autores indicam novas alternativas a serem exploradas no estudo do construto.

Palavras-chave : Entusiasmo; Validação; Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License