SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3Funcionalidade familiar de idosos dependentes residentes em domicíliosEscalas para avaliação da imagem corporal nos transtornos alimentares no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

BERGAMO, Lílian Paula D.; PASIAN, Sonia Regina; MELLO, Ida Leyda M. Ávila de  e  BAZON, Marina Rezende. O Inventário de Potencial de Maus-tratos infantil: estudo de precisão e validade. Aval. psicol. [online]. 2009, vol.8, n.3, pp. 425-435. ISSN 1677-0471.

O presente estudo verificou a consistência interna da versão brasileira do Child Abuse Potential Inventory - CAP, instrumento que detecta o potencial de risco nos cuidadores para os maus-tratos infantis. Adicionalmente, realizou-se uma análise dos itens do CAP, avaliando sua capacidade de discriminar dois grupos, equiparados em variáveis sócio-demográficas, sendo G1 composto por 60 cuidadores notificados em Conselhos Tutelares por maltratarem seus filhos, e G2 composto por 60 cuidadores sem histórico de maus-tratos com os filhos. Índices de fidedignidade superiores a 0,80 foram encontrados para a escala de Abuso, e para as dimensões de Angústia e Rigidez, e também para as escalas Força do Ego e Solidão. A análise discriminante demonstrou que dos 77 itens da escala de Abuso, 35 discriminaram o G1 do G2. Conclui-se que a escala de Abuso do CAP possui qualidade psicométrica satisfatória quanto à sua consistência interna, mostrando-se precisa na detecção do potencial de risco de maus-tratos infantis no contexto brasileiro.

Palavras-chave : Child Abuse Potential Inventory; Abuso de crianças; Fatores de risco; Validade; Precisão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License