SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3O Inventário de Potencial de Maus-tratos infantil: estudo de precisão e validade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

CAMPANA, Angela Nogueira Neves Betanho; CAMPANA, Mateus Betanho  e  TAVARES, Maria da Consolação G. Cunha Fernandes. Escalas para avaliação da imagem corporal nos transtornos alimentares no Brasil. Aval. psicol. [online]. 2009, vol.8, n.3, pp. 437-446. ISSN 1677-0471.

As alterações da Imagem Corporal podem atuar tanto como fatores predisponentes como mantenedores dos transtornos alimentares, em especial na Anorexia e Bulimia nervosas. O objetivo deste trabalho foi identificar, através de uma revisão bibliográfica, quais são as escalas validadas disponíveis no Brasil que podem ser usadas no acompanhamento clínico e na pesquisa. Esta revisão foi conduzida utilizando-se bases de dados eletrônicas (SciELO, Lilacs e Scopus) e o Banco de Teses da Capes, sem limites de datas. Na busca, foram encontrados 313 referencias e pelos critérios de inclusão e exclusão da pesquisa, 7 foram consideradas pertinentes. As escalas selecionadas avaliam componentes característicos da população, como preocupação, controle, investimento, evitação e insatisfação com o corpo. A inserção destas avaliações é importante no acompanhamento do tratamento. Entretanto, tanto na clínica quanto na pesquisa, a avaliação da Imagem Corporal nos transtornos alimentares ainda está se consolidando no Brasil.

Palavras-chave : Anorexia Nervosa; Bulimia Nervosa; Avaliação psicológica; Imagem Corporal; Questionários.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License