SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1FORMAS ABREVIADAS DOWAIS-III PARA AVALIAÇÃO DA INTELIGÊNCIAINDICAÇÕES DA VALIDADE CONVERGENTE DO TESTE NÃO-VERBAL DE INTELIGÊNCIA SON-R 2½-7[A] índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

ALENCASTRO, Luciano da Silva; PICCOLI, Luciano Ferreira  e  GOMES, William Barbosa. A AVALIAÇÃO DO ESTILO COGNITIVO VERBAL E VISUAL: ESTRUTURA FATORIAL DO QUESTIONÁRIO VERBALIZADORVISUALIZADOR. Aval. psicol. [online]. 2010, vol.9, n.1, pp. 35-41. ISSN 1677-0471.

Em 1977, Richardson criou o primeiro e mais utilizado instrumento para avaliar estilo verbal e visual: o Questionário Verbalizador-visualizador (QVV). O presente estudo investigou a estrutura fatorial e consistência interna do QVV, aplicado em 104 universitários. Dos três fatores encontrados, apenas um apresentou consistência teórica e empírica: o fator verbal. O fator visual talvez não tenha sido identificado devido a vieses da tarefa, pois indivíduos com maior flexibilidade de estilo cognitivo podem ter sido influenciados pela apresentação verbal dos itens. No entanto, a diferença de estilos verbais e visuais pode explicar problemas de aprendizagem e sugerir modos pedagógicos de articulação entre palavras e imagens. As pesquisas devem continuar explorando questionários e escalas, mas certamente se beneficiarão com o uso de ferramentas inovadoras, como dispositivos computacionais. Por fim, sugere-se uma revisão radical do QVV a fim de habilitá-lo à mensuração de preferências verbais e visuais.

Palavras-chave : Estilo cognitivo; Preferências verbais e visuais; Psicometria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License