SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1A AVALIAÇÃO DO ESTILO COGNITIVO VERBAL E VISUAL: ESTRUTURA FATORIAL DO QUESTIONÁRIO VERBALIZADORVISUALIZADORFIGURAS COMPLEXAS DE REY PARA IDOSOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

LAROS, Jacob A; REIS, Rafaela F  e  TELLEGEN, Peter J. INDICAÇÕES DA VALIDADE CONVERGENTE DO TESTE NÃO-VERBAL DE INTELIGÊNCIA SON-R 2½-7[A]. Aval. psicol. [online]. 2010, vol.9, n.1, pp. 43-52. ISSN 1677-0471.

O objetivo deste estudo foi avaliar a validade convergente do teste não-verbal de inteligência SON-R 2½-7[a] no Brasil. O teste em questão é a versão abreviada do SON-R 2½-7 que foi publicado na Holanda em 1998 e que foi normatizado e validado em vários países de Europa. A versão abreviada foi administrada no Brasil em 120 crianças com idade variando entre 5 e 7 anos junto com as Matrizes Progressivas Coloridas (MPC) do Raven e com a Escala de Maturidade Mental Colúmbia (EMMC). A correlação, corrigida para atenuação, do SON-R 2½-7[a] com estes dois testes foi respectivamente, 0,77, e 0,62. Foi observada uma relação particularmente forte entre o MPC e a escala de execução do SON-R 2½-7[a], e entre o EMMC e a escala de raciocínio do SON-R 2½-7[a]. Os resultados do presente estudo indicam uma boa validade convergente do teste para a faixa de idade investigada.

Palavras-chave : Teste não-verbal de inteligência; Validade convergente; SON-R 2½-7[a]; Correção para atenuação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License