SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1INDICAÇÕES DA VALIDADE CONVERGENTE DO TESTE NÃO-VERBAL DE INTELIGÊNCIA SON-R 2½-7[A]VALIDAÇÃO DO ROTEIRO DE ENTREVISTA DE HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS PARENTAIS (RE-HSE-P) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471

Resumen

FOSS, Maria Paula; BASTOS-FORMIGHERI, Mariana de Siqueira  y  SPECIALI, José Geraldo. FIGURAS COMPLEXAS DE REY PARA IDOSOS. Aval. psicol. [online]. 2010, vol.9, n.1, pp. 53-61. ISSN 1677-0471.

Objetivou-se criar dados normativos para a população idosa no teste das figuras complexas de Rey (FCR), avaliar a relação entre as estratégias de cópia e a reprodução de memória, e verificar a inclusão da evocação após 30 minutos da figura. O FCR foi aplicado em 70 idosos que realizaram a cópia e as evocações após três minutos e após 30 minutos da Figura Complexa de Rey dentro do sistema avaliativo de Osterrieth. Na cópia da figura Percentil 50 (P50)= 30,5 pontos, Memória após 3 minutos P50= 12 pontos e após 30 minutos P50= 12,5. Predominaram as estratégias do tipo IV (“justaposição de detalhes”) na cópia da figura. Os resultados atuais mostraram-se inferiores aos obtidos na adaptação brasileira. O predomínio do tipo IV revela estratégias de cópia pouco desenvolvidas que possivelmente influenciaram a reprodução de memória. Não foram observadas diferenças entre as memórias de curto (após 3 minutos) e longo prazo (após 30 minutos) para esses participantes.

Palabras clave : Figuras Complexas de Rey; Cognição; Memória; Idoso.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License