SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1FIGURAS COMPLEXAS DE REY PARA IDOSOSVALIDAÇÃO DA ESCALA DE LEMBRANÇAS SOBRE PRÁTICAS PARENTAIS (EMBU) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini  e  LOUREIRO, Sonia Regina. VALIDAÇÃO DO ROTEIRO DE ENTREVISTA DE HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS PARENTAIS (RE-HSE-P). Aval. psicol. [online]. 2010, vol.9, n.1, pp. 63-75. ISSN 1677-0471.

O estudo das habilidades sociais educativas parentais se reveste de importância por promoverem o desenvolvimento e a aprendizagem dos filhos nas situações de interação. Objetiva-se testar as propriedades psicométricas de validade e fidedignidade do instrumento Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais. Procedeu-se: a) a avaliação da fidedignidade teste-reteste, tendo como amostra 41 participantes avaliados em dois momentos, com um intervalo de dois meses e ao cálculo do alfa de Cronbach; b) aos estudos de validade de constructo e discriminativa com 213 pais de crianças em idade pré-escolar (n = 114) e do ensino fundamental (n = 98), diferenciados em grupos: a) procura por atendimento x crianças da comunidade sem problemas, e b) crianças com problemas de comportamento x crianças sem problemas. Os resultados indicaram valores satisfatórios de consistência interna e de validade e a análise fatorial apontou uma estrutura composta por dois fatores: interação positiva pais-filhos e interação negativa pais-filhos.

Palavras-chave : Validade; Habilidades sociais; Práticas educativas parentais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License