SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1VALIDAÇÃO DO ROTEIRO DE ENTREVISTA DE HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS PARENTAIS (RE-HSE-P)TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO (TEPT) NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA: PREVALÊNCIA, DIAGNÓSTICO E AVALIAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

KOBARG, Ana Paula Ribeiro; VIEIRA, Viviane  e  VIEIRA, Mauro Luís. VALIDAÇÃO DA ESCALA DE LEMBRANÇAS SOBRE PRÁTICAS PARENTAIS (EMBU). Aval. psicol. [online]. 2010, vol.9, n.1, pp. 77-85. ISSN 1677-0471.

As práticas educativas parentais podem ser entendidas como conjuntos de comportamentos de pais e mães no processo de socialização dos filhos. O presente estudo teve como objetivo fazer a validação de uma escala que avalia as lembranças de práticas de criação na infância. Participaram do estudo 454 universitários, de ambos os sexos. O instrumento era composto de 23 itens para cada um dos pais, em que os sujeitos respondiam numa escala de quatro pontos. A escala abrange três dimensões: suporte emocional, rejeição e superproteção. A primeira análise dos componentes principais confirmou os três fatores, com índice de fidedignidade de 0,78 (Alpha de Cronbach), além de fatorabilidade KMO=0,89 e Bartlett significativos (p<0,01). No método de extração utilizado, dois itens foram excluídos e um item mudou de dimensão. Os resultados indicaram a importância da validação do instrumento, que necessita ser contextualizado à cultura em que é aplicado.

Palavras-chave : memórias da infância; práticas parentais; validação; precisão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License