SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1VALIDAÇÃO DA ESCALA DE LEMBRANÇAS SOBRE PRÁTICAS PARENTAIS (EMBU)CONSTRUÇÃO DO PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA HOSPITALAR PARA A CRIANÇA QUEIMADA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

BORGES, Jeane Lessinger; ZOLTOWSKI, Ana Paula Couto; ZUCATTI, Ana Paula Noronha  e  DELL'AGLIO, Débora Dalbosco. TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO (TEPT) NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA: PREVALÊNCIA, DIAGNÓSTICO E AVALIAÇÃO. Aval. psicol. [online]. 2010, vol.9, n.1, pp. 87-98. ISSN 1677-0471.

Este artigo teórico enfoca o tema do Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) na infância e na adolescência e apresenta uma revisão acerca de sua prevalência, critérios diagnósticos e instrumentos de avaliação clínica mais utilizados. O TEPT tem sido citado como um dos quadros psicopatológicos mais frequentes na população infanto-juvenil, exposta a situações traumáticas, embora o atual modelo diagnóstico seja ainda muito discutido. Dessa forma, são analisados os critérios empregados no DSM IV-TR e no modelo proposto por Scheeringa para o diagnóstico de TEPT em crianças. Em relação aos instrumentos utilizados na avaliação clínica, os estudos revisados indicam que o CTPRI e o KSADS- PL estão entre os mais citados. Destaca-se a importância de pesquisas que investiguem a associação entre infância, trauma e TEPT, que possibilitem uma maior compreensão conceitual do transtorno e o desenvolvimento de estratégias de intervenção clínica junto a essa população.

Palavras-chave : TEPT infantil; Prevalência; Diagnóstico; Avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License