SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1POST-TRAUMATIC STRESS DISORDER (PTSD) IN CHILDHOOD AND IN ADOLESCENCE: PREVALENCE, DIAGNOSIS, AND ASSESSMENTASSESSMENT OF ANTISOCIAL BEHAVIORS AND PSYCHOPATHY TRACES IN FORENSIC PSYCHOLOGY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471

Abstract

AZEVEDO, Adriano Valério dos Santos. CONSTRUÇÃO DO PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA HOSPITALAR PARA A CRIANÇA QUEIMADA. Aval. psicol. [online]. 2010, vol.9, n.1, pp. 99-109. ISSN 1677-0471.

O protocolo de avaliação psicológica na área da saúde representa um recurso importante para a investigação das repercussões psíquicas provenientes do adoecimento humano, principalmente no que se refere a criança hospitalizada. Esse estudo objetivou construir um protocolo de avaliação psicológica hospitalar para a criança queimada. O protocolo apresenta uma proposta de avaliação multifatorial para ser utilizado em três fases buscando priorizar (1) a geração de informações preliminares sobre a criança por meio dos dados psicossociais, funções psíquicas e suas alterações, (2) observação de aspectos relevantes, tais como, as capacidades adaptativas, e (3) aplicação dos instrumentos de avaliação: Entrevista Lúdica, Desenho da figura humana (DFH), Inventário de Depressão Infantil (CDI), Escala de Stress Infantil (ESI), Avaliação das Estratégias de Enfrentamento da Hospitalização (AEH). Recomenda-se a aplicação deste protocolo em pesquisas na área da psicologia pediátrica. Acredita-se que esse instrumento pode contribuir para o desenvolvimento científico da avaliação psicológica hospitalar no universo infantil.

Keywords : Avaliação psicológica; Criança hospitalizada; Queimaduras.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License